terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

.capítulo décimo quinto: os bares de almagro.


Logo que me mudei para Buenos Aires eu vivia como qualquer outro gringo que vive aqui. Meu circuito de bares, por exemplo, não ia muito além dos clássicos de Palermo e San Telmo. E tudo bem, né?! Tem vários bares legais por aí. Mas vou contar um segredo pra vocês, gente, esses bares nunca foram muito a minha onda, sabe?!  Tipo, eu ainda vou e tal. Quando os amigos querem ir eu acompanho sem problemas. Mas se tenho uma visita que me diz “pode me levar pra qualquer bar”, meus olhinhos brilham e eu penso: ALMAGRO! Hahaha
Pode ser que um monte de gente te diga que Almagro não tem nada demais. Agora, e se eu te contar que Carlos Gardel era super habitué dos tangos do bairro e até compôs música em homenagem a ele? Rá!  Almagro é da boemia, gente! É tudo tão boêmio, tão relax, a cerveja é mais barata, a comida não é variada, mas é honesta... Por isso eu queria indicar para vocês os quatro bares do meu coração (atualmente) de Almagro! Vambora!

do facebook do Ladran

O Ladran foi o primeiro bar que me tornou uma frequentadora mais assídua do bairro de Almagro. Não lembro mais direito como foi que eu fui parar aí pela primeira vez, admito. Mas, desde então, é muito do coração. A música não era o eletrônico de sempre, MUITO pelo contrário! As terças tem jam sessions (fala se não é boemia pura?!) e as quintas costumava ter show do grupo Luz Buena! Tem dia de tango também, mas confesso que nunca fui... Confira a programação da casa no link lá do nome para informações mais atualizadas, ok? A cerveja é barata e a comida, bem, confesso, que é apenas honesta, tá? Não espere comer a melhor empanada de Buenos aí. Mas no meu grupo de amigas, o Ladran ficou conhecido como o bar de onde ninguém saia sozinha e tem até casal que tá junto até hoje! ;) É uma portinha super discreta, nem parece um bar do lado de fora. Mas entre e seja feliz!


Esse foi dica da minha amiga, ex roomate, e eterna esposa: Mariposa. Aqui a musica é pano de fundo. Pra falar a verdade nem lembro se toca música ambiente... rs M Era o bar dela do coração e rapidamente se tornou o ponto de encontro das nossas noites de fofoca com as amigas, porque esse é bom mesmo de sentar e jogar muita conversa fora. Mesmo esquema de bebida barata e comida honesta. De dia a Casona é centro cultural e oferece cursos interessantes. Qualquer dia quero ver se experimento um! Mais informações no link lá do nome!


do facebook do Boliche
Esse foi dica de um amigo que morou aqui uns anos, num email de quando eu vim visitar Buenos uma vez. Um dia, um amigo que estava de visita foi e eu não pude acompanha-lo, só que ele voltou falando super bem da noite e um dia tive que tirar pra ir ver! Nesse bar a música é o tango. Num palquinho de 2 por 2, os músicos – quase sempre em dupla – se espremem para tocar os tangos mais lindos que eu já vi em Buenos. Quase sempre vou levando as visitas para que vejam um tango que não é o turistão, cheio de bailarinos, do Café Tortoni ou Señor Tango. Aqui é tango roots, gente. São senhores de idade, às vezes, com vocês incríveis, fazendo você se emocionar e desejar ter vivido em 1930, sei lá. Rs Da última vez que fui, lembro de ter tido a sensação que a cerveja já havia sido mais barata aí, mas não importa, o charme da noite compensa!

do facebook do Troquet

Esse é adição recente a lista. Também indicado pela Mari. Se tornou rapidamente queridinho porque atualmente deve ter a cerveja mais barata de Buenos Aires até onde meu fígado me deixou averiguar! Mesmo clima da Casona de Humuaca: bar de sentar com os amigos e jogar muuuita conversa fora.

Como vocês devem ter percebido, cerveja barata é denominador comum em todos esses bares. Só que outro denominador comum é que eles lotam, tá?! Não pode dar mole e chegar no horário portenho das 23h, ou pode ser que não role mesa! Aproveita que você não nasceu em Buenos Aires e vai mais cedo pra garantir seu lugarzinho ao sol, ok?! Qualquer dia a gente se esbarra num deles! ;)

2 comentários:

  1. eu morei em almagro que AMO e batia ponto nesse todos pela guardia vieja. vc já entrou no el imaginario cultural? na outra esquina do ladran? eles tem o deliciosos hábito de tocar discos inteiros e geralmente são ótimos! a propósito, bacana o blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Não, ainda não conheço o El Imaginario Cultural. Vou botar na listinha de lugares a conhecer! Brigada!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir